noticias / VALE SÃO PATRÍCIO / Pirenópolis: Largo do Bonfim será palco de cantata de Natal
VALE SÃO PATRÍCIO

Pirenópolis: Largo do Bonfim será palco de cantata de Natal

Depois de ganhar iluminação especial de Natal, o Largo do Bonfim, em Pirenópolis, onde está localizado a bicentenária Igreja do Bonfim, será palco de mais uma atração especial neste fim de ano. O local recebe na noite do próximo sábado (9/12) o coral Canarinhos de Pirenópolis, composto por 30 crianças e adolescentes estudantes da rede pública de ensino. O grupo apresenta a cantata de Natal, a partir das 20h. A apresentação é gratuita.

O comando do coral ficará a cargo da maestrina Natália de Siqueira, idealizadora do projeto social criado há 20 anos. No repertório, canções de Natal já conhecidas como Calix Bento, Bate o Sino e Noite Feliz, além de músicas de compositores de Pirenópolis, como Hino ao Presépio, do violonista e compositor Alaor de Siqueira. O evento tem o apoio do Quinta Santa Bárbara Eco Resort, complexo hoteleiro que está em construção na cidade. Também tem o apoio da Associação Ontem, Hoje e Sempre, entidade que tem o propósito de preservar as tradições culturais, folclóricas e religiosas de Pirenópolis.

Para a regente do coral Canarinho de Pirenópolis, Natália de Siqueira, a iluminação especial no Largo do Bonfim fez do local o palco perfeito para a apresentação de seus alunos. A decoração especial, cujo  projeto de iluminação foi desenvolvido pela equipe do cenógrafo Ricardo Grillo, possui mais de quatro mil metros de cordas de LED que foram usadas para ornamentar os contornos, janelas e portas da Igreja do Bonfim, as palmeiras na praça onde está a edificação bicentenária e também uma árvore de Natal com seis metros de altura. 

 

Entusiasmo pela arte

Natália de Siqueira conta que o surgimento do Coral começou numa brincadeira, mas depois tomou uma proporção tão grande que hoje é um dos principais da cidade. “Fico muito feliz desse projeto ter crescido tanto e ter se tornado um grupo de coral reconhecido em Pirenópolis e, todos os anos, as crianças aguardam ansiosas a chegada de dezembro para a apresentação”, conta.

 

A maestrina, além de professora de canto, é integrante da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música e trabalha com projetos sociais na cidade. Com mais de 80 anos de idade, Natália não perde o entusiasmo pela arte e pelo trabalho social, algo que, segundo ela, vem de berço. “Não sou formada em música, mas tomei gosto desde criança, porque minha família sempre gostou. Tive um irmão compositor que me incentivou. Hoje, trabalho com essas crianças como maestrina e também busco incentivar nelas o gosto pelas tradições e pela união que a música traz”, ressalta.

 

Programe-se

As apresentações do Coral seguem em Pirenópolis durante todo mês de dezembro. No Divino Lounge Café os Canarinhos de Pirenópolis se apresentam nos dias 9 e 16 de dezembro. A entrada é gratuita.

...