noticias / PRIMEIRA LEITURA / Ronaldo Caiado vistoria reforma de prédio do Batalhão da PM, na Cidade de Goiás
PRIMEIRA LEITURA

Ronaldo Caiado vistoria reforma de prédio do Batalhão da PM, na Cidade de Goiás

O governador Ronaldo Caiado (DEM) visitou e vistoriou, hoje (13), na Cidade de Goiás, o 6º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). Prédio foi a primeira sede da corporação no Estado. Ele conferiu o andamento das obras de reforma e recuperação do local, que é patrimônio cultural da humanidade pela Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).

Ao visitar o local, no ano passado, Caiado lamentou o abandonado. “Isso aqui estava completamente destruído e acabado. Já estamos há um ano trabalhando e essa estrutura está toda preparada para receber a reforma”, apontou o governador. Atualmente, o 1º Batalhão da PM fica em Goiânia, mas, a pedido do governador, o prédio histórico da Cidade de Goiás, assim que reformado, deve voltar a receber a nomenclatura de 1º BPM de Goiás.

A edificação foi construída no século XIX é feita com taipa, adobe e pau a pique, que funcionou como sede do Comando da PM até 1936. O anúncio de que o local seria recuperado ocorreu durante visita do governador à cidade em março do ano passado. Os recursos para a restauração são oriundos de parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Comprometimento da estrutura

Antes das obras, parte do teto de madeira do prédio estava destruída e o telhado ameaçava cair. “O prédio será reconstituído como era anteriormente. É uma obra grande, mas será um dos maiores monumentos da nossa querida e histórica cidade de Goiás, que será entregue à população, se Deus quiser, daqui um ano”, anunciou. O local também abriga o Museu da Corporação, que já está com a parte final totalmente recuperada.

JORNAL DO VALE - Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 - www.jornaldovale.com 

Siga nosso Instagram - @jornaldovale_ceres

...