noticias / PLANTÃO POLICIAL / PF apreende helicóptero com meia tonelada de cocaína em ação contra tráfico de drogas
PLANTÃO POLICIAL

PF apreende helicóptero com meia tonelada de cocaína em ação contra tráfico de drogas

A Polícia Federal (PF) em São Paulo prendeu duas pessoas na manhã de ontem (13), envolvidas no tráfico internacional e que utilizavam aeronaves para trazer droga do Paraguai para o Brasil. Após um ano de investigação, os federais conseguiram mapear o trajeto feito pelo grupo e prenderam em flagrantes os traficantes quando eles reabasteciam um helicóptero em um matagal na cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo.

Durante a ação, batizada de Flying Low (voando baixo, em inglês), a PF também apreendeu cerca de meia tonelada de cocaína que era transportada pelo helicóptero. Conforme a PF, a organização criminosa buscava a droga no Paraguai e a levava para o Estado de São Paulo.

A aeronave apreendida está avaliada em R$ 4 milhões. O flagrante foi possível, diz a PF, porque o helicóptero não tem autonomia para completar todo o percurso feito pelos traficantes e, por isso, era necessário realizar uma parada para reabastecimento.

O helicóptero, de prefixo PR-DHL, está registrado na Anac em nome do Posto Park Sul Derivado de Petróleo, uma empresa com sede em Brasília.

Segundo o site Brasil 247, a Park Sul Derivado de Petróleo é uma empresa que tem como sócios Marcio Soares de Queiroz, M1 Participacoes Ltda, Rvs Participacoes Ltda, Remi Vitorino Sorgatto, Phillipe Oliveira Vilela, Posto Park Sul Derivados de Petróleo Ltda.

Remi Vitorino Sorgatto, um dos donos da Park Sul Derivado de Petróleo, é pai do deputado estadual Diego Sorgatto (PSDB).

Em nota, o deputado Diego Sorgatto afirma que a aeronave não pertence a nenhuma empresa liga a seu pai. “Um erro de informação acabou criando uma mentira: a de que a aeronave pertence a uma empresa ligada ao meu pai, Remi Sorgatto. Na verdade, o helicóptero pertence exclusivamente à empresa Park Sul na qual meu pai nunca foi sócio”, disse o deputado.

De acordo com informações, o empresário Remi Sorgatto foi sócio com a Park Sul em um posto de combustível. Mas, a sociedade entre o pai do deputado e a empresa Park Sul chegou ao fim há cerca de um ano.

Além de 20 policiais federais, a Flying Low teve o apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional (Caop) da PF e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Além da aeronave, a PF apreendeu armas, veículos e dinheiro em espécie.

Da Redação com informações do Estadão e do portal Brasil 247

...