noticias / ESTADO / Portaria da Semad autoriza visitas a parques estaduais
ESTADO

Portaria da Semad autoriza visitas a parques estaduais

A partir desta segunda-feira (10), as unidades de conservação ambiental de Goiás estão autorizadas a receberem visitação do público. Parques estaduais estavam fechados desde março por conta da pandemia do novo coronavírus. Agora, os locais terão reabertura gradual, com número limitado de visitantes e monitoramento.

Goiás possui 23 unidades de conservação, sendo 13 de proteção integral e 10 de uso sustentável. A decisão de reabertura foi realizada por meio de Portaria da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad) e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 5 de agosto.

Segundo o documento, estão liberadas as visitações públicas, para pesquisas e levantamentos científicos, além de atividades de educação e de lazer comunitário. Os visitantes deverão usar máscara de proteção durante todo o período em que estiver no interior dos parques e manter o distanciamento social, sem formação de aglomerações. Também é obrigatório o uso individual de álcool em gel e higienização constante a ser realizada pela unidade de conservação.

O número de visitantes foi reduzido e há especificações em cada unidade. No Parque da Serra de Caldas Novas, por exemplo, serão aceitos 50 visitantes por dia. Nos Parques dos Pirineus, Terra Ronca e Altamiro de Moura Pacheco/João Leite, o quantitativo é de 30 visitantes diários. Já no Parque Telma Ortegal, o público é de 20 pessoas por dia.

Especificamente para as visitações nas cavernas do Parque Estadual de Terra Ronca, o grupo de visitantes será reduzido a no máximo quatro pessoas para cada condutor. O público deverá observar o intervalo mínimo de 40 minutos, sendo proibido o cruzamento e agrupamento de diferentes grupos.

Os visitantes também devem levar álcool em gel, usar máscara e touca. O distanciamento entre as pessoas deve ser de, no mínimo, dois metros. O condutor das visitas terá de garantir que todos os equipamentos de uso pessoal e coletivo estejam devidamente desinfetados. As paradas para contemplação, interpretação e descanso foram limitadas a no máximo cinco minutos.

Siga nosso Instagram - @jornaldovale_ceres

Jornal do Vale - Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 - www.jvonline.com.br

...