noticias / ESPORTES / Ceres: Atletas fazem exame de faixa na Academia de Karatê Domingos Dojô
ESPORTES

Ceres: Atletas fazem exame de faixa na Academia de Karatê Domingos Dojô

A Prefeitura de Ceres, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte por meio da Academia de Karatê Domingos Dojô, tendo como responsável o Sensei Hamilton Rodrigues realizou no dia 20 de novembro, no Ceres Clube Recreativo, o Exame de Faixa, no qual participaram alunos da rede municipal, estadual, conveniada e Instituto Federal de Ceres.

O objetivo do exame de faixa é fazer a promoção do atleta dentro das metas que são estabelecidas pelo karatê.  Ele serve para medir seus conhecimentos técnicos de acordo com o tempo de treinamento, assim proporcionando a avaliação física e mental de cada atleta.

Para cada nível existe um tipo diferente de Kata, Kumite e Kihon a ser aprendido pelo praticante, exceto a partir do 1º Dan, no qual apenas o Kata e o Kihon mudam. Salvo que não existe Kata para uma determinada faixa em específico, apenas uma ordem no aprendizado inicial de cada um. Kyu significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas, Dan significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente. Em um plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante e o preto se refere aos conhecimentos apurados durante anos de treinamento.

Estiveram presente pais, autoridades pedagógicas da Prefeitura Municipal de Ceres, representantes das escolas municipais Domingos Mendes da Silva e Pequeno Príncipe, escola conveniada Bernardo Sayão, Conselho Tutelar, Senseis do município de Ceres e o presidente da Federação Goiana de Karatê Semi Contato, Mestre Délio dos Santos, que trouxe uma palavra de incentivo a todos atletas e ao público presente.

Ceres, conta com um número expressivo de karatecas pertencentes a Academia de Karatê Domingos Dojô, a qual é a bicampeã na classificação das Academias Goiana de karatê que participa desse estilo, desenvolvendo um trabalho de bem-estar ao corpo e à mente, valorização do ser humano, competir sem agredir e acima de tudo respeito ao ser humano.

...